ATIVIDADE I: Conceito de Ângulo
ATIVIDADE II: Ângulos e Paralelismo
ATIVIDADE III: Soma dos Ângulos de um Triângulo
ATIVIDADE IV: Ângulos em Quadriláteros
ATIVIDADE V: Conceito de Rotação
ATIVIDADE VI: Construindo Mosaicos a partir do Princípio de Rotação
PROJETO: Mecanismos com Princípio de Rotação
ATIVIDADE I
No programa CABRI GEOMETRY, siga os passos abaixo:
- Movimente os pontos P e Q e veja o que acontece com o valor da medida do ângulo.
ATIVIDADE II
Vamos descobrir, nesta Atividade, algumas relações entre ângulos e retas paralelas.- Construa as três retas abaixo (Menu 3/Item 1), usando para isso 6 pontos, e marque os ângulos formados por elas (Menu 10/Item 4).
- Movimente as retas e observe o que acontece com os ângulos marcados. Em qual posição das retas conseguimos um maior número de ângulos iguais?
- Coloque-as na posição abaixo e meça seus ângulos.
- O que você percebeu?
Nesta Atividade, vamos medir os ângulos internos de um triângulo qualquer e calcular sua soma.
Exercício 1- Construa um triângulo qualquer (Menu 3/Item 5) e meça seus ângulos internos.
- Vá ao Menu 9/Item 6 (Calculate) para ativar a calculadora e some os três ângulos internos do triângulo que você construiu. Para fazer isto, certifique-se de que o cursor está na janela da calculadora, aproxime o mouse do número desejado e clique. Em seguida, clique em + e siga o processo.
Para que o resultado permaneça na tela após fecharmos a calculadora, aproxime o mouse do resultado e arraste-o para a tela.
- Movimente os vétices do triângulo. O que acontece com a soma de seus ângulos?
Exercício 2 Refaça a construção abaixo, seguindo os passos indicados:
Você precisará aplicar um movimento de reflexão aos triângulos verde, laranja e azul em torno das retas indicadas na figura (as retas verticais são perpendiculares à reta suporte do lado do triângulo). Para isso, utilize o Menu 6/Item 4. Movimente os vértices do triângulo e veja o que acontece.
O que podemos perceber com este exercício?
Como fica o caso em que o ângulo laranja ou o azul é obtuso?
Exercício 3 As retas pontilhadas da figura abaixo são paralelas. Observe os ângulos do triângulo.
Movimente os vértices do triângulo e veja o que acontece com a figura.
De que podemos nos convecer depois de realizar estes três exercícios?
Resposta
ATIVIDADE IV
Vamos estudar os ângulos nos quadriláteros. Construa um polígono qualquer de quatro lados. Existe alguma relação entre os ângulos desse polígono?
Movimente seus vétices. Que figuras podemos obter? Como são os ângulos dessa figura? Em que situação os ângulos opostos dessa figura têm mesma medida?
Resposta
Construa as figuras abaixo, que guardam propriedades em relação aos ângulos, sob a ação do movimento.
ATIVIDADE V
Nesta Atividade, vamos entender o conceito de Rotação.
Para rotacionarmos uma figura qualquer, precisamos de um ponto O para centro de rotação e um ângulo a para ângulo de rotação. Observe a figura ao lado. A baideira "gira" em torno do ponto O, um ângulo a. | ![]() |
Utilizando o princípio de rotação e alguns polígonos regulares, vamos construir mosaicos.
1. Mosaicos a partir de Quadrados Descubra o centro e o ângulo de rotação necessários para construir, no CABRI, o mosaico ao lado, a partir de um quadrado. | ![]() |
Descubra o centro e o ângulo de rotação necessários para construir, no CABRI, o mosaico ao lado, a partir de um triângulo equilátero. | ![]() |
Descubra o centro e o ângulo de rotação necessários para construir, no CABRI, o mosaico ao lado, a partir de um hexágono. | ![]() |
DESAFIO: Você é capaz de construir mosaicos com outros polígonos regulares, de maneira que o encaixe fique perfeito, utilizando ângulo de rotação inteiro? Resposta
Roda Gigante

Estrela/Hexágono

- Marque três pontos quaisquer (Menu 2/Item 1)
- Construa duas semi-retas com origem no mesmo ponto (Menu 3/Item 3)
- Meça o ângulo formado por essas duas semi-retas (Menu 9/Item 4)

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